Guaporema é 4º Colocado no Paraná nos indicadores de desempenho do Previne Brasil

Publicado em: 07/06/2022 10:15 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Dos 399 municípios do Paraná, Guaporema ficou em 4º colocado no Paraná e em 111º no Brasil na avaliação dos indicadores do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde no 1º quadrimestre de 2022.

O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019 e é um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde - APS, que mudou algumas formas de repasse de recursos para os municípios brasileiros, passando a ser distribuídos com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho em indicadores de saúde e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais. A avaliação dos indicadores de saúde é realizada a cada 4 meses e os resultados são disponibilizados para os municípios por meio do sistema SISAB do PR.

“Este resultado foi alcançado graças ao empenho da gestão e de cada profissional da saúde do nosso município. Continuaremos trabalhando arduamente para ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos para alcançar a nota máxima e, garantir o repasse de recursos federais do Programa Previne Brasil para avançar ainda mais no que diz respeito a qualidade dos serviços prestados à população Guaporemense”, comentou a secretária Municipal de Saúde Elidia Batista Pereira.