Prefeitura de Guaporema conclui instalação de estufas em propriedades rurais de Pequenos produtores.

Publicado em: 01/02/2023 07:48 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Guaporema, por meio da Secretaria de Agricultura agropecuária, concluiu recentemente a instalação de estufas agrícolas em propriedades rurais do município. A iniciativa beneficiou 9 pequenos produtores e agricultores familiares que participaram do Programa de modernização da cadeia produtiva da olericultura onde foi realizado um processo seletivo.

Na construção, foram utilizados recursos no valor de R$150.000,00 de emenda parlamentar do deputado Zeca Dirceu e mais R$75.000,00 de recursos próprios do municipio . As estufas apresentam área de 480m² e permitem que a produção seja realizada no período de entressafra, quando os valores das hortaliças estão mais satisfatórios para o produtor rural.

“O cultivo protegido de hortaliças possibilita o melhor controle da disponibilização de nutrientes e água, bem como a prevenção ao ataque de pragas e patógenos. Esse manejo do ambiente reduz a necessidade de controles fitossanitários e favorece ao sistema agroecológico de produção. Com isso é possível ter um maior aproveitamento da produção e, posteriormente, maior retorno financeiro”, destaca o secretário de Agricultura e agropecuária, João Marcos Cassiano.

Além das entregas já realizadas, estão previstos durante o ano mais cursos de capacitação nas áreas para pequenos produtores e agricultores familiares do nosso município.